Traduzir / Translate


* 23 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil


Em 2008, a Lei nº 11.650, datada de 4 de abril, instituía o dia 23 de novembro como Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.
É configurado como câncer infantil um grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais, a qual pode ocorrer em qualquer local do organismo. Entre os tipos mais comuns da doença nessa faixa etária estão leucemia, tumores do sistema nervoso central e linfomas. 

É importante, portanto, estar atento ao aparecimento de sintomas que podem ser sinais da doença. Quanto mais cedo for a procura pelo tratamento médico, maiores serão as chances de cura. Procure um especialista caso seu filho apresente: 

perda de peso; 
manchas roxas e sangramento pelo corpo, sem machucados; 
vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio; 
caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; 
palidez; 
febre prolongada, sem causa identificada; 
dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços; 
crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local. 

Lembre-se de que o tratamento do câncer começa com um diagnóstico correto. Ao avaliar o caso da criança, o médico solicitará os exames laboratoriais e de imagem necessários para avaliar o estado de saúde do paciente e identificar o problema. O tratamento deverá sempre ser feito em local especializado e compreende três modalidades principais: quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Além dos medicamentos, é indispensável para a cura a participação e o apoio de familiares e amigos. O bem-estar e a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes estão em primeiro lugar. 

Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039RJ) 
Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ) 

Fonte:


Reflexões mais acessadas neste Blog (última semana)