Tudo se torna mais fácil quando se tem fé.
Não uma fé oscilante, mas uma fé firme naquele que tudo pode e tudo nos concede.
(Santa Dulce dos Pobres)
Bibliografia de Santa Dulce dos Pobres
"Irmã Dulce (Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes) nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26 de maio de 1914. Desde jovem desejava seguir a vida religiosa. Muito caridosa, ainda na adolescência ajudava os mendigos, e enfermos. Com 18 anos formou-se professora e no ano seguinte entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão, Sergipe. Em 1934, Irmã Dulce fez votos de fé, tornando-se freira e recebendo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.
De volta a Salvador, começou a lecionar no Colégio mantido pelas Irmãs Missionárias. Em 1936, fundou a União Operária São Francisco e o Colégio Santo Antônio, voltado para os operários e suas famílias. Participou da criação de um albergue no Convento de Santo Antônio, que mais tarde se transformou no Hospital Santo Antônio.
Irmã Dulce dedicou toda sua vida a amparar os pobres e enfermos, recebendo o título de “Bem aventurada Dulce dos Pobres”. Durante a visita do Papa João Paulo II, ao Brasil, em 1980, a Irmã Dulce recebeu um terço, das mãos do Papa. Em 1988, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
Irmã Dulce faleceu em Salvador, no dia 13 de março de 1992. Em 2000, recebeu do Papa João Paulo II, o título de “Serva de Deus”. Foi beatificada em 22 de maio de 2011, na cidade de Salvador, pelo enviado do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Magela Agnelo. O processo de canonização da freira está em andamento no Vaticano desde 2010."
(Fonte: https://www.pensador.com/autor/irma_dulce/biografia/)
Irmã Dulce foi canonizada no Vaticano, pelo Papa Francisco, no dia 13 de outubro de 2019 (domingo), passando a ser chamada Santa Dulce dos Pobres.
Foi a 37ª personalidade brasileira canonizada pela Igreja Católica.
Irmã Dulce foi a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar Santa.
O Governo da Bahia decretou o 13 de outubro como dia de celebração à Santa Dulce dos Pobres.
De acordo com o decreto, que foi publicado no dia 03/10/2019, no Diário Oficial, a data ficará conhecida na Bahia como Dia da Santa Irmã Dulce dos Pobres, porém, não constou que será feriado.
A igreja católica celebra o Dia Nacional de Santa Dulce dos Pobres no dia 13 de Agosto.