DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA (história)



A Assembléia Geral das Nações Unidas, em 20 de setembro de 1993,  proclamou o dia 15 de Maio como o Dia Internacional da Família. 
A data foi comemorada em 1994, pela primeira vez, com o tema: "Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em transformação", declarando ainda a família como "a pequena democracia no coração da sociedade". 
Uma família pode ser formada por diferentes membros, não apenas com um pai, uma mãe, ou apenas com um deles, nem é necessário que sejam ligados por laços de sangue, podendo ocorrer adoções, por exemplo. 
Podem existir famílias sem filhos, país ou mães solteiros, ou filhos com dois pais, duas mães, tios, avós e etc. 
No Brasil, a Constituição Federal entende, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes (art. 226, § 4º), reafirma que os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher (§ 5º) e estabelece que os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação (art. 227, § 6º).

(Marcos Alves de Andrade)

Família... Onde a vida começa e o amor nunca termina!

Acesse também neste blog:





Reflexões mais acessadas neste Blog (última semana)