Zumbi dos Palmares (história), vídeo comemorativo Dia Consciência Negra - 20/11




ZUMBI DOS PALMARES

Zumbi dos Palmares nasceu em 1655 no estado de Alagoas. 
Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no Brasil. 
Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, Zumbi  lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial.
Em 1675, o Quilombo dos Palmares, comunidade formada por escravos fugitivos, com população aproximada de 30 mil habitantes, na época, localizada na região conhecida como Serra da Barriga, fazendo parte atualmente do município de União dos Palmares (Alagoas), onde vivia Zumbi, foi atacado por soldados portugueses, contudo, pós um batalha sangrenta, foram obrigados a deixar a região.
Em 1680, Zumbi aos 25 anos de idade, mostrando-se grande guerreiro, passou a ser Líder do Quilombo dos Palmares, comunidade formada por escravos fugitivos, com população aproximada de 30 mil habitantes, na época, localizada na região conhecida como Serra da Barriga, fazendo parte atualmente do município de União dos Palmares (Alagoas).
Em 1694, o Quilombo dos Palmares foi atacado pelas tropas lideradas pelo bandeirante Domingos Jorge Velho e após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, foi totalmente destruída. 
Zumbi conseguiu fugir, porém foi traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. 
Aos 40 anos de idade, Zumbi foi degolado, em 20 de novembro de 1695. 
O dia de sua morte é lembrado e comemorado em todo o Brasil como o Dia da Consciência Negra, sendo feriado em diversos municípios.

Leia mais sobre Zumbi dos Palmares.

Vídeo Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro:








Reflexões mais acessadas neste Blog (última semana)