PARE! BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!
Considerando que o dia 25 de Novembro estabeleceu a sua data fixa, o dia 25 de cada mês foi escolhido pela ONU como DIA LARANJA:
"Dia Internacional Para Eliminação da Violência contra a Mulher".
Minerva e Maria Teresa foram presas por diversas vezes no período de 1949 a 1960. Minerva usava o codinome “Mariposa” no exercício de sua militância política clandestina. Elas lutavam por soluções para problemas sociais de seu país. Este horroroso assassinato produziu o rechaço geral da comunidade nacional e internacional em relação ao governo dominicano, e acelerou a queda do ditador Rafael Leônidas Trujillo.
25 de novembro como o “Dia da Não Violência Contra a Mulher”, foi decidido por organizações de mulheres de todo o mundo reunidas em Bogotá, na Colômbia, em 1981 em homenagem às irmãs, que responderam com sua dignidade à violência, não somente contra a mulher, mas contra todo um povo. A partir daí, esta data passou a ser conhecida como o “Dia Latino Americano da Não Violência Contra a Mulher”.
Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), proclamou o dia 25 de novembro como o ”Dia Internacional Para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” a fim de estimular que governos e sociedade civil realizem eventos anuais e procedam a políticas para erradicação da violência contra a Mulher.
Fonte: https://fasubra.org.br/dia-internacional-de-combate-a-violencia-contra-a-mulher/
O dia 25 de cada mês foi escolhido pela ONU Mulheres como Dia Laranja.
A CAMPANHA MUNDIAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES se estende até o dia 10 de dezembro, “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.
É necessário refletir sobre a violência contra as Mulheres e combatê-la em todos os sentidos.
(Marcos Alves de Andrade)
Reflexão publicada também no Pensador
Acesse nossas Reflexões e Mensagens sobre a Mulher