Abril: Mês de conscientização do Autismo


O AUTISMO é uma síndrome que atinge aproximadamente 70 milhões de pessoas no mundo e 2 milhões no Brasil.
Em crianças o AUTISMO é mais comum que o Câncer, a AIDS e o Diabetes.
O dia 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do AUTISMO.
A Lei nº 12.764/2012 instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
De acordo com o médico Drauzio Varela: 
"Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:* Inabilidade para interagir socialmente;* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.
Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos. ..."

Obs: O uso da imagem de Felipe foi autorizada pela sua família.
Acesse também neste blog:




Reflexões mais acessadas neste Blog (última semana)