DIA DO GARI - 16 de maio - Leia a poesia do Gari



O francês Pedro Aleixo Gary foi conhecido como fundador da primeira empresa de coleta de lixo no Rio de Janeiro, em 1976. 
Em sua homenagem teria sido criada a expressão "gari", como uma espécie de sinônimo de faxineiro.
Os cariocas chamavam os "garis" quando pretendiam que as ruas fossem limpas, principalmente depois da passagem de cavalos.

Parabéns aos Garis, Faxineiros e outros, cuja atividade é limpar e recolher o lixo do mundo!

(Marcos Alves de Andrade)

Mensagem publicada também no Pensador

SOU GARI


Sou Gari,

Sou catador de lixo

E me tratam como bicho

Quando quero trabalhar


Não bastasse ainda o sacrifício

De acompanhar de perto o disperdício

De tudo aquilo que ainda dá pra aproveitar


Menosprezam meu serviço

Mas ainda sinto orgulho do meu ofício

Pois dele meu sustento posso tirar


Ainda assim o meu dinheiro

Não me paga o reconhecimento

Que eu deveria ganhar


Pois não apenas varro ruas e calçadas

E nem somente recolho o lixo das estradas

Que você insiste em sujar


Minha ação vai mais além

Pois mesmo sendo um "ninguém"

Da sua saúde ajudo a cuidar


Mesmo assim não sou doutor

Mas faço tudo com amor

Para que doenças não possam se alastrar


Dê valor ao meu trabalho

Suo a camisa sem horário

Para tudo organizar


E mesmo que você não veja

Eu sou aquele na peleja

Para uma cidade limpa te entregar

(mantenha ela assim)


Fernando Angelo



Acesse também, neste blog, um alerta em defesa dos pássaros:






Reflexões mais acessadas neste Blog (última semana)