Dia do Trabalho (história, comemoração)

 

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado no dia 1º de Maio em muitos países. 
O dia 1º de maio foi instituído como o Dia do Trabalho em Paris, na França, em 1889. 
No Brasil, no governo de Artur Bernardes, em 1924, foi consolidado o dia 1º de maio como o Dia do trabalho.
Desde o governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador brasileiro passaram a ser anunciadas no dia 1º de maio, ocorrendo geralmente um pronunciamento pelo(a) presidente do país.

A denominada Revolta de Haymarket aconteceu no dia 4 de maio em 1886 na cidade de Chicago, Illinois, Estados Unidos da América, sendo considerada uma das origens da instituição do Dia internacional dos Trabalhadores no dia 1º de Maio, que foi o dia em que se iniciou uma greve geral e uma manifestação, reunindo milhares de trabalhadores e familiares a favor da redução da jornada diária de trabalho para oito horas.
No dia 3 de maio, em meio às agressões, três manifestantes foram mortos pela polícia. 
No dia 04 de maio, foi realizada uma nova manifestação, também como protesto pelos acontecimentos ocorridos nos dias anteriores, ocasião em que uma bomba, dizem lançada por algum manifestante, explodiu no meio dos policiais que tentavam dispersar os manifestantes, matando um policial e ferindo outros sete que acabaram falecendo posteriormente.
Os policiais dispararam contra os manifestantes, matando doze pessoas e ferindo dezenas.
A polícia prendeu oito manifestantes, considerados os organizadores das manifestações, que posteriormente foram incriminados pelos acontecimentos, sendo cinco condenados à pena de morte e três condenados à pena de prisão perpétua. 
Uma grande campanha foi organizada para salvar os manifestantes presos e condenados, porém, não atendida.
Dos cinco que receberam a pena capital, quatro foram executados, sendo que um cometeu suicídio antes do enforcamento. As prisões do três condenados à prisão perpétua foram revogadas em 1893, quando concluíram que todos os oito acusados e condenados eram inocentes. 

Os Estados Unidos da América e o Canadá celebram o Dia do Trabalho na primeira segunda-feira de setembro, dia escolhido para que não fossem lembrados os acontecimentos nefastos ocorridos em Chicago no início de maio em 1886.

Em 1955, o papa Pio XII, por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores, fixou o dia 1º de maio para a solenidade de "São José Operário, o trabalhador".

(Marcos Alves de Andrade)

(Fonte: pesquisa em textos publicados - qualquer incorreção, comunicar, informando a fonte)





Reflexões mais acessadas neste Blog (última semana)