21 DE MAIO - DIA DA LÍNGUA NACIONAL



21 de maio é o dia estabelecido para homenagear a nossa língua nacional, ou seja, a língua portuguesa.
Esse dia foi dedicado à língua nacional dois meses depois da inauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
O dia 5 de maio é dedicado ao Dia da Língua Portuguesa e da Cultura entre os todos os países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O Dia da Língua Portuguesa é comemorado no dia 10 de junho, dia do falecimento de Luiz Vaz de Camões, considerado um dos maiores poetas da história lusitana, foi autor de muitas obras memoráveis, entre elas, “Os Lusíadas”.
Segundo dados da ONU, atualmente, pelo menos 235 milhões de pessoas têm a língua portuguesa como primeira língua, nos países acima mencionados. Mais de 80% das pessoas que têm a língua portuguesa como oficial, são brasileiros, muitos dos quais vivendo fora do Brasil.
A língua portuguesa é originada do latim, o idioma do Império Romano que foi difundido por toda a Europa desde o século 3 a.C. e durante todo o período até a queda do referido império séculos depois. 
O latim sofreu também intensa contribuição do grego e até mesmo, em menos escala, dos idiomas falados pelos povos conquistados pelos romanos.
A língua portuguesa no Brasil foi influenciada por diversas outros idiomas africanos (escravos), europeus (imigrantes, principalmente italianos) e principalmente do Tupi, idioma com muitas variações, que era falado pela maioria das nações indígenas que viviam no país.
Desde o fim do século passado, o idioma inglês vem tendo grande influência na língua portuguesa escrita e falada no Brasil.
Para Olavo Bilac, a nossa língua nacional era vista como a “última flor do Lácio, inculta e bela”.

(Marcos Alves de Andrade)


Reflexões mais acessadas neste Blog (última semana)