DIA INTERNACIONAL DA MULHER




O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março.

Historicamente, a versão mais aceita para a escolha do dia 08 de março para celebrar o Dia Internacional da Mulher é de que no dia 08 de março de 1857 (existem versões de que o ano seria 1908), trabalhadoras do setor têxtil ocuparam fábrica em Nova York, como protesto contra as más condições de trabalho, inclusive quanto à jornada excessiva de trabalho. A manifestação foi reprimida com grande violência, sendo que as mulheres foram trancadas dentro do prédio, o qual foi posteriormente incendiado. Como consequência, aproximadamente 130 mulheres morreram.
Existe outra versão de que teria ocorrido um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Triangle Shirtwaist, a qual empregava cerca de 600 pessoas, a maioria mulheres imigrantes, em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Na tragédia morreram 146 mulheres e 21 homens.

A proposta de criar o Dia Internacional da Mulher era latente nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, tendo em vista a lutas das mulheres por melhores condições de vida, de trabalho e o  direito ao voto. Inspirada por esse espírito, a líder socialista alemã Clara Zebrino propôs à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhaga, 1876, a instituição do Dia Internacional da Mulher.

Um ano antes da tragédia na fábrica Triangle Shirtwaist, ou seja, em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague, Clara Zetkin, líder alemã, e outras militantes feministas apresentaram proposta para a instituição do Dia Internacional da Mulher. 

O Dia Internacional da Mulher, desde a década de 1910 passou então a ser comemorado em vários países, sendo que, na antiga União Soviética, durante o período do stalinismo, tornou-se elemento de intensa propaganda partidária.

A ONU adotou o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher, em dezembro de 1977.

(qualquer incorreção ou algum fato pertinente, solicitamos informar, citando a fonte).

Acesse o mesmo texto, com outra imagem: 08 de Março - Dia Internacional da Mulher




Reflexões mais acessadas neste Blog (última semana)