São Brás é o santo protetor contra as doenças da garganta.
Sua celebração ocorre no dia 03 de fevereiro.
São Brás nasceu e viveu na Armênia, era médico, sacerdote e como protegia muito os pobres e cristãos perseguidos, foi nomeado bispo, porém, foi decapitado pelos romanos em 316.
A "Bênção de São Brás", também conhecida como "Benção da Garganta", é procurada geralmente por quem tem problemas na garganta, é ministrada principalmente no dia 03 de fevereiro em muitas igrejas cristãs em todo o mundo.
A benção se faz cruzando duas velas sobre a garganta e dizendo:
Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
Muitos também, quando uma criança fica engasgada, batem em suas costas para desengasgar e dizem: "São Brás".
"São Brás (c. 264 — c. 316) foi um mártir, bispo e santo católico que viveu entre o séculos III e IV na Armênia.
Ficou conhecido porque retirou com a mão um espinho da garganta duma criança. Por esse motivo, é padroeiro das doenças da garganta e, no dia de sua celebração a 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha, Campanário (Ribeira Brava) e algumas da América Latina, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.
Foi capturado pelos romanos e decapitado no ano 316, sendo enterrado na cidade de Sebaste." (Fonte: Wikipedia)
Oração a São Brás:
Ó glorioso São Brás, que restituístes, com uma breve oração, a perfeita saúde de um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar! Obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Amém.