DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO - 19 de Abril (breve relato, Letra e Vídeo da Canção do Exército Brasiieiro)




O Dia do Exército Brasileiro é celebrado em 19 de abril, em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 18 e 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco, entre o integrantes do Exército da Holanda, que defendia a dominação holandesa, e os povos do Brasil, com diferentes etnias (brancos, índios e negros), conjurados livremente, que defendiam a pátria, então pertencente ao Império Português.


Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, sendo um dos três órgãos das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica, subordinadas ao Ministério da Defesa. 



Canção do Exército Brasileiro


Nós somos da Pátria a guarda, / Fiéis soldados, / Por ela amados. / Nas cores de nossa farda Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Em nosso valor se encerra / Toda a esperança / Que um povo alcança. / Quando altiva for a / Terra Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor. / Como é sublime / Saber amar, / Com a alma adorar / A terra onde se nasce! / Amor febril / Pelo Brasil / No coração / Nosso que passe. / E quando a nação querida, / Frente ao inimigo, / Correr perigo, / Se dermos por ela a vida / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Assim ao Brasil faremos / Oferta igual / De amor filial. / E a ti, Pátria, salvaremos! / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor.


Vídeo com a Canção do Exército Brasileiro:





Acesse também:


Canção do Expedicionário  (letra)

Canção Expedicionário  (música)

Hino da Independência do Brasil   (música)

Hino Nacional Brasileiro  (música)

Hino Nacional Brasileiro  (letra)

Independência do Brasil  (história)




Reflexões mais acessadas neste Blog (última semana)