REFLEXÕES PARA TODOS: Benção das Rosas, prece dedicada a Santa Rita de Cássia e sua história

Traduzir / Translate


Benção das Rosas, prece dedicada a Santa Rita de Cássia e sua história




Passando para entregar rosas para todos que visualizarem esta mensagem e lhes desejar um dia abençoado por Deus, repleto de paz, saúde e amor.


Entregando Rosas virtuais, pedindo ao Senhor, por intercessão de Santa Rita de Cássia, que as abençoe e que permaneçam em seus lares e em seus corações.

BENÇÃO DAS ROSAS

Ó Deus, criador e conservador do gênero humano, supremo doador das graças espirituais, que concedeis generoso a salvação:
Dai a vossa benção a estas rosas, que nós, os devotos de Santa Rita, vos apresentamos, pedindo que abençoeis. 
Por elas sejam curadas todas as enfermidades das pessoas que a usarem, trouxerem consigo, conservem em casa ou em qualquer lugar, e devotamente as guardarem. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. 
Amém.

SANTA RITA DE CÁSSIA

Santa Rita de Cássia nasceu em 1381 e faleceu em 22 de maio de 1457. 
Estas duas datas foram consideradas corretas pelo Papa Leão XIII quando a proclamou Santa no dia 24 de maio de 1900.
No dia 22 de maio comemora-se o Dia de Santa Rita de Cássia. Nesse dia, podendo também ocorrer no dia 22 de cada mês, faz-se a Benção das Rosas, para alívio de enfermos.
 
"Santa Rita de Cássia ou Santa dos Impossíveis, como é geralmente conhecida a grande advogada dos aflitos, nasceu em Rocca Porena, perto de Cássia (Itália), em 22 de Maio de 1381, tendo por pais Antônio Mancini e Amada Ferri. O nascimento da Santa foi precedido por sinais maravilhosos e visões celestiais que fizeram seus pais perceberem algo da futura e providencial missão de Rita, que seria colocada no mundo para instrumento da misericórdia de Deus em favor da humanidade sofredora. ...
No século XVII foi beatificada e em 24 de Maio de 1990, canonizada. O corpo de Santa Rita de Cássia continua conservado intacto até hoje. Qualquer pessoa pode contemplá-la na Igreja do Convento de Cássia, dentro de um relicário de cristal. Depois de tantos anos, seus membros ainda têm flexibilidade e pela expressão do rosto, parece estar dormindo."
(Fonte: http://www.igrejaparati.com.br/história_de_santa_rita.htm)

"Na última enfermidade, que durou quatro anos, veio visitá-la sua parenta; a Santa agradeceu-lhe a visita e, ao se despedir pediu: - Vá à horta que fica perto de tua casa, por amor de Jesus, e traga-me uma rosa. Era o mês de janeiro, quando os campos estão cobertos de neve e a vegetação morta. A parenta não deu crédito, pensando que a Santa delirasse; contudo, para ser agradável, se dispôs a atendê-la, certa porém de que não encontraria rosa alguma.
Rita percebeu suas dúvidas e lhe disse: -Vá, não duvides. Entrando na horta ela encontrou uma linda rosa. Cortou-a e levou à enferma; Rita pediu-lhe que voltasse à mesma horta e lhe trouxesse dois figos. Foram achados numa figueira que lá havia.
Esses fatos explicam o costume de se enfeitar a imagem da Santa com rosas, figos, cachos de uvas e abelhas. A Santa Igreja mesmo parece querer perpetuar o milagre das rosas, aprovando a bênção das rosas que se faz no dia da Festa ou no dia 22 de cada mês, para alívio dos enfermos. A doença da Santa estava cada dia piorando e as dores tinham se tornado insuportáveis. Com orações e santas aspirações ela se preparou para receber os sacramentos e entre expressões de amor a Jesus e Maria sua alma se libertou dos vínculos que a prendiam à terra."
(Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-de-santa-rita-de-cassia.php)

Algumas Igrejas Católicas, em razão do milagre das rosas, ocorrido com Santa Rita de Cássia, em sua última enfermidade, que durou aproximadamente 04 anos, realizam a Benção das Rosas, para alívio dos enfermos, no dia 22 de maio, data de comemoração da Santa, ou no dia 22 de cada mês.

Reflexões mais acessadas em
Reflexões Para Todos, últimos 30 dias